Principais duplas do ranking mundial, masculinas e femininas, do Beach Tennis encaram momento decisivo do torneio disputado em Florianópolis. Sofia Ciamatti (ITA) e Giulia Gasparri (ITA) estão na semi (foto) – Foto: TM Creation/BT Finals
Florianópolis (SC) – 20 de dezembro de 2023 – Emoções e disputas acirradas darão o tom dos jogos desta quinta-feira (21) do BT Finals. O inédito torneio, que reúne as principais duplas do ranking mundial, masculinas e femininas, entra na fase semifinal. As quatro partidas serão realizadas, a partir das 14h30, na quadra central montada no La Plage Jurerê, em Jurerê Internacional, Florianópolis. Os vencedores vão para a super decisão que fecha o último dia de competição, na sexta-feira (22).
A briga pelas semifinais terá a dupla italiana Nicole Nobile e Flaminia Daina encarando a dupla formada pelas brasileiras Sophia Chow e Vitória Marchezini em uma das semifinais da chave feminina. Quem vencer vai enfrentar Sofia Cimatti (ITA) e Giulia Gasparri (ITA) ou Patty Diaz (VEN) e Rafa Miiller (BRA), que duelam por outra vaga na final. Já no masculino, a dupla Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA) terá pela frente Antomi Ramos (ESP) e Fabrício Neis (BRA) . Na outra semifinal masculina, a dupla formada por André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA) joga contra Nacho Guedez (VEN) e Hugo Russo (BRA).
As duplas semifinalistas e os confrontos foram conhecidos após as últimas seis partidas, realizadas nesta quarta-feira (20). Nos últimos duelos válidos pela primeira fase, destaque para os cabeças de chave número 1 do mundo, Nicolas Gianotti e Matia Spotto, que garantiram a primeira colocação do grupo ao vencer Nacho Guedez (VEN) e Hugo Russo (BRA) no super tie-break.
“Estamos cansados e ainda estamos nervosos. Estou feliz com o meu nível de jogo, ganhamos um super tie-break e isso é muito positivo. É sempre um prazer jogar contra o Nacho e o Russo. Amanhã temos um jogo difícil e vamos dar o melhor que podemos”, comentou Gianoti.
Parceiro de Michele Cappelletti, o ídolo brasileiro André Baran garantiu sua dupla na semifinal ao vencer o duelo contra o espanhol Antomi Ramos e o brasileiro Fabricio Neis por 2 sets a 0. Com a vitória, Baran e Cappelletti asseguraram o primeiro lugar na chave.
“Tudo isso são horas de quadra, conversas, jogos e confiança. Isso tudo traz esses momentos. Estou feliz, vamos em frente. Meus pais chegaram hoje, é muito bom estar em família. Ter a energia da família motiva e traz mais alegria para jogar o torneio”, disse Baran sobre o entrosamento com o parceiro.
Líderes do grupo, as italianas Flaminia Daina e Nicole Nobile venceram as duas partidas que disputaram nesta quarta-feira. Abrindo a rodada, Daina e Nobile ganharam das brasileiras Sophia Chow e Vitória Marchezini. Na última partida do dia, elas retornaram à quadra e superaram as também brasileiras Beatriz Valério e Letícia Junckes.
“Tivemos muita dificuldade para nos adaptarmos às condições, mas depois conseguimos encontrar nosso melhor jogo. Estamos felizes com o resultado”, comenta Nicole Nobile.
Nesta sexta-feira (22) serão conhecidos os grandes campeões da competição equivalente ao ATP Finals do circuito mundial de tênis. O BT Finals é realizado pela primeira vez na história e fecha a temporada de 2023 do Beach Tennis mundial.
Formato do torneio
O formato de disputa é o mesmo no torneio masculino e feminino. Na primeira fase, as seis duplas foram divididas em dois grupos, com três duplas cada, que jogaram entre si. As duas melhores duplas de cada chave avançaram para as semifinais, com as primeiras colocadas enfrentando as que avançarem em segundo do outro grupo. As duplas vencedoras desta fase se encontram na grande decisão do torneio.
Todos os jogos do BT Finals acontecem na Quadra Central do La Plage Jurerê, em Jurerê Internacional, Florianópolis.
Programação do BT Finals
Terça-feira, 19 de dezembro
10h – André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA) 6/1 e 6/1 x Felipe Alencastro (BRA) e Airton Rodrigues (BRA)
11h30 – Vitória Marchezini (BRA) e Sophia Chow (BRA) 6/3 e 6/4 x Fernanda Firmo (BRA)e Isabela Garrido (BRA)
13h – Patty Diaz (VEN) e Rafa Miiller (BRA) 6/1 e 6/1 x Beatriz Valério (BRA) e Leticia Junckes (BRA) –
15h30 – Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA) 6/3 e 6/4 x Natã Porte (BRA) e Luca Cramarossa (ITA)
17h – Antomi Ramos (ESP) e Fabricio Neis (BRA) 7/6 e 6/4 x Felipe Alencastro (BRA) e Airton Rodrigues (BRA)
18h30 Sofia Cimatti (ITA) e Giulia Gasparri (ITA) 6/1 e 6/1 x Fernanda Firmo (BRA) e Isabela Garrido (BRA)
Quarta-feira, 20 de dezembro
10h – Nacho Guedes (VEN) e Hugo Russo (BRA) 6/3 e 6/4 x Natã Porte (BRA) e Luca Cramarossa (ITA)
11h30 – Nicole Nobile (ITA) e Flaminia Daina (ITA) 2/6, 6/3 e 10/0 x Patty Diaz (VEN) e Rafa Miiller (BRA)
13h – Sofia Cimatti (ITA) e Giulia Gasparri (ITA) 7/6 e 6/3 x Vitória Marchezini (BRA) e Sophia Chow (BRA)
15h30 – André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA) 6/2 e 6/3 x Antomi Ramos (ESP)e Fabricio Neis (BRA)
17h – Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA) 6/4, 1/6 e 10/7 x Nacho Guedes (VEN) e Hugo Russo (BRA)
18h30 – Nicole Nobile (ITA) e Flaminia Daina (ITA) 6/2 e 6/1 x Beatriz Valério (BRA) e Leticia Junckes (BRA)
Quinta-feira, 21 de dezembro
14h30 – Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA) x Nacho Guedes (VEN) e Hugo Russo (BRA)
A seguir – Nicole Nobile (ITA) e Flaminia Daina (ITA) x Vitória Marchezini (BRA) e Sophia Chow (BRA)
A seguir – André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA) x Antomi Ramos (ESP) e Fabricio Neis (BRA)
A seguir – Sofia Cimatti (ITA) e Giulia Gasparri (ITA) x Patty Diaz (VEN) e Rafa Miiller (BRA)
Sexta-feira, 22 de dezembro
14h30 – Disputa pelo 3º lugar Feminina
16h – Disputa pelo 3º lugar Masculina
18h – Final Feminina
19h30 – Final Masculina
Todas as duplas do BT Finals
Chave feminina
Sofia Ciamatti (ITA) e Giulia Gasparri (ITA)
Paty Diaz (VEN) e Rafa Miller (BRA)
Vitória Marchezini (BRA) e Sophia Chow (BRA)
Nicole Nobile (ITA) e Flaminia Daina (ITA)
Fernanda Firmo (BRA) e Isabella Garrido (BRA)
Beatriz Valério (BRA) e Letícia Junckes (BRA)
Chave Masculina
Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spoto (ITA)
André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA)
Antomi Ramos (ESP) e Fabrício Neis (BRA)
Nacho Guedez (VEN) e Hugo Russo (BRA)
Natã Porte (BRA) e Luca Cramarossa (ITA)
Felipe Alencastro (BRA) e Airton (BRA)
O BT Finals é apresentado pela Rock e conta com o patrocínio do Hospital Baía Sul, Unique, SYM, Boticário, Zuchetti, Kona, Casa Orientales, Sonitec, Jurerê In, Il Campanario e Olympikus. O evento tem o apoio da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), FCT (Federação Catarinense de Tênis), Ótica Diniz, Move On Fisioterapia, Barbearia Vip, Luciano Martins, Enzo Milano, Água Santa Rita, Cervejaria Pata Negra, Cinecafé e Brasil Berry. A realização é do La Plage Jurerê.