spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Multinacional japonesa Mitsui adquire participação na Camerge, empresa catarinense especializada em gestão de energia

NegóciosMultinacional japonesa Mitsui adquire participação na Camerge, empresa catarinense especializada em gestão...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com a Mitsui como sócia, a Camerge se prepara para mudanças no marco regulatório do mercado livre de energia brasileiro, e prevê expandir atuação, inicialmente, nas regiões sudeste e nordeste

A multinacional Mitsui & Co., um dos maiores conglomerados do Japão, adquiriu uma participação na empresa catarinense Camerge, que atua há 15 anos no mercado livre de energia. A participação da Mitsui marca uma nova fase na história da Camerge, que, às vésperas de uma mudança no marco regulatório do mercado livre de energia no Brasil, prevê a chegada de novos clientes e prepara um plano de expansão expressivo.

“A entrada da Mitsui representa uma consolidação da Camerge no mercado: agora, passamos a atuar com ainda mais destaque”, declara Cristiano Tessaro, CEO da Camerge. “Participar do ecossistema Mitsui é estar em um dos maiores grupos empresariais do mundo, e, com isso, a Camerge ganha visibilidade e também acesso a grandes clientes, com a abertura de portas juntos a novos nichos de atuação. Em um primeiro momento, estaremos focados nas regiões sudeste e nordeste, mas queremos expandir por todo o Brasil. Miramos triplicar o número de unidades atendidas já no curto prazo.”

Tessaro destaca ainda que, para os clientes atuais, nada muda: “Vamos manter o mesmo DNA, com o cliente no centro da operação. Mas, claro, estando inseridos no universo Mitsui, a ideia é que nós possamos até mesmo apresentar novas soluções para os clientes lá na frente, no futuro”, ele afirma.

“Chegamos a essa parceria por identificarmos que compartilhamos uma visão de longo prazo para o setor de energia no Brasil e por entendermos que há uma sinergia de valores, inclusive com os negócios nos quais a Mitsui já investe no Brasil”, diz Yusuke Koike, CEO da Mizha, 100% subsidiária da Mitsui, como executivo de negócios da multinacional. “Isso tudo corrobora com os objetivos da Mitsui e com o plano de descarbonização de net zero que temos globalmente para até 2050.”

Noriaki Watanabe, Vice-Presidente Executivo da Ecogen, também 100% subsidiária da Mitsui, completa: “Essa aquisição representa um movimento importante para a Mitsui, que busca estar cada vez mais próxima do cliente final, além de investir em empresas que tenham compromisso com tópicos como sustentabilidade, inovação e ESG. O Brasil é um grande player global nesses quesitos, com mais de 80% da produção de energia elétrica proveniente de geração renovável, e acreditamos que a contribuição para a eletrificação do país será consistente com nossa visão de longo prazo.”

A Camerge oferece serviços de gestão e gerenciamento de energia, incluindo contratação, assessoria regulatória e software de medição online. A empresa atende uma ampla gama de clientes, desde supermercados até indústrias, e possui escritórios em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), somando um total de 50 colaboradores. A Camerge não comercializa energia, trabalhando apenas a gestão; representando Geradores de Energia, Produtores Independentes e Autoprodutores; realizando as interações necessárias com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e as distribuidoras locais; e facilitando o intermédio das transações.

Com abrangência nacional, a Camerge já faz a gestão de mais de mil ativos – sendo cerca de 800 unidades consumidoras e mais de 200 ativos de geração – em 18 estados; e, no ano passado, gerenciou 2,3 milhões de MWh, montante que equivale ao abastecimento de mais de 1,2 milhão de unidades consumidoras residenciais. Em 2022, a receita bruta da Camerge ultrapassou o valor de R$ 10 milhões, com 15% de crescimento anual em unidades geridas. Em 2022, a empresa acumulou mais de R$ 1 bilhão em economia na gestão de energia de seus clientes.

“A gestão de energia consiste em administrar de forma inteligente o desempenho da empresa no mercado livre”, explica Renan Bello, diretor de expansão da Camerge. “Nosso modo de administrar um plano de gestão de energia é almejando sempre potencializar os ganhos do cliente. Temos profissionais que conhecem e dominam as regras e os procedimentos de comercialização no mercado livre, e fazemos um atendimento personalizado. Estudamos o perfil de consumo individualmente e traçamos uma estratégia de contratação para que o consumidor possa ter o melhor retorno possível.” 

Mudanças na lei brasileira e Mercado Livre de Energia

Com a participação da Mitsui, a Camerge adquiriu recentemente a gestora de energia GoEnergy, como parte de sua estratégia de expansão e preparação para mudanças na legislação brasileira que entram em vigor em janeiro de 2024: a partir dessa data, todos os consumidores conectados em alta tensão poderão entrar para o mercado livre de energia, modalidade que permite a livre escolha dos fornecedores de energia elétrica, negociando diretamente com geradores e comercializadores.

O mercado livre existe no Brasil desde 1996, mas até agora as regras só permitiam a migração de grandes consumidores, com demanda acima de mil kW, ou 500 kW, no caso de fontes renováveis. Em setembro de 2022, o governo federal publicou uma portaria que permite a migração de todos os outros consumidores ligados em alta tensão. Já os consumidores em baixa tensão – como os residenciais e rurais – permanecem obrigados a comprar energia da distribuidora local. Até a metade de setembro, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 5 mil consumidores já haviam encerrado seus contratos com as distribuidoras e preparavam a migração para o novo modelo.

Cristiano Tessaro, CEO da Camerge, destaca a importância da digitalização para atender aos novos clientes do mercado livre de energia, enfatizando o compromisso da empresa em investir em tecnologia e soluções inovadoras: “A Camerge tem hoje o melhor sistema de gestão do mercado. Temos investido muito em digitalização, e viemos nos preparando para a chegada dos novos clientes que vão entrar a partir de janeiro”, ele destaca. “Esse consumidor é digital e muito focado nos resultados, sem necessariamente o desejo de entender os conceitos por trás do mercado livre de energia. Ele precisa de um atendimento descomplicado e de respostas rápidas. Entendemos também que nosso aplicativo será a grande forma de comunicação entre a Camerge e os clientes.” Hoje, quase 15% da equipe Camerge está focada no desenvolvimento e aprimoramento do sistema.

Sobre a Camerge

A Camerge é uma empresa catarinense com foco exclusivo na gestão de energia, com 15 anos de experiência no mercado. A companhia oferece uma variedade de serviços personalizados, incluindo contratação de energia, medição online, assessoria regulatória, emissão de certificado de energia renovável; além do SiiG (Sistema de Inteligência e Informações de Gestão da Camerge), sistema exclusivo de gestão de energia com metodologias de cálculo capazes de gerar análises assertivas, além de acompanhamento com medição online e emissão de relatórios financeiros. Com escritórios em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), a Camerge faz a gestão de mais de mil ativos em 18 estados brasileiros, e gerenciou mais de 2,3 milhões de MWh no ano passado. Entre os clientes da Camerge estão grandes redes de supermercados, hospitais, universidades, e empresas ligadas às indústrias de móveis e madeiras, papel e celulose, tintas e esmaltes, plástico, têxtil, além de metalúrgicas, entre outros.