spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Scarduelli Comunicação renova e lança nova identidade visual

MarketingScarduelli Comunicação renova e lança nova identidade visual
spot_img
spot_img

Compartilhe

A nova marca é a ponta do iceberg de uma trajetória de 40 anos dedicados ao mundo da comunicação

Com o pensamento voltado para a boa comunicação e evolução da empresa, a Scarduelli Comunicação se reposicionou no mercado catarinense e lançou sua nova identidade visual. A apresentação foi feita na última sexta-feira (10), no Espaço Cultural Camarim, no Estreito, para um público que reuniu profissionais de imprensa, clientes e familiares. A nova marca é resultado de uma extensa pesquisa de informações, referências e de vivência prática no dia a dia da empresa para representar em conceito, cores e formas a personalidade de seu fundador e parceiros em seu atual momento profissional, bem como a consolidação da reputação de Paulo Scarduelli construída ao longo de quase quatro décadas.

A nova identidade é marcada pela personalidade serena, mas com energia e movimento constante. O símbolo principal é a sigla SC, que nasceu de uma sugestão inicial associada às primeiras duas letras do nome Scarduelli e que ganhou corpo e significado ao longo do processo criativo. “Agora vemos também em SC o S de Scarduelli, o C de Comunicação e o Estado de Santa Catarina”, completa Paulinho, que é assim que a maioria das pessoas o conhece.

As curvas da letra S remetem às ondas flexíveis, energéticas e renovadoras do mar da região litorânea onde a empresa está sediada, no bairro Estreito. Nas extremidades, a letra possui um acabamento em curva como a crista de uma onda. “Por fim, a semelhança visual com o símbolo do infinito nos faz lembrar que a vida e o universo são processos constantes que se renovam e se perpetuam infinitamente”, explica a publicitária Maria Fernanda Cassias, da empresa STOAT, responsável pela criação da nova identidade visual. 

“A cor azul representa harmonia e estabilidade, sensação de paz e equilíbrio. É a cor principal da marca Scarduelli.O laranja, utilizado como cor complementar, traz um sentido de energia, proximidade, entusiasmo e criatividade. Ela é a felicidade e o sol quente, vibrante e otimista, assim como o fundador da empresa”, completa Maria Fernanda, que foi aluna de Paulinho no final da década de 90, na Unisul. 

“As escolhas e a combinação cuidadosa de formas, cores e tipos desta identidade visual refletem o compromisso da marca em transmitir uma imagem consistente, confiante e original da nossa personalidade e valores”, reforça o empresário, que é formado em jornalismo pela UFSC em 1985 e mestre em Comunicação pela USP em 1996.

A CONSTRUÇÃO DO EMPRESÁRIO

Em 2011, recém-separado e na tentativa de conciliar a paternidade com o trabalho após ser demitido de uma universidade, Scarduelli decidiu criar a primeira agência de comunicação integrada em Palhoça, na Grande Florianópolis. Intitulada de Célula Comunicação, a empresa tinha como objetivo principal, oferecer aos clientes soluções inteligentes, modernas e digitais em diferentes canais de comunicação e marketing. O diferencial da empresa foi o uso da convergência das mídias, que era novidade na época. A empresa prestou diversos serviços para empresas privadas, órgãos públicos, profissionais liberais e entidades do terceiro setor.

Em 2016, o jornalista decidiu fechar uma nova parceria com um colega de profissão, criando a Grangeiro e Scarduelli Comunicação (GS COMUNICA). A parceria durou três anos e, em 2020, uma semana antes de começar a pandemia da Covid 19, Paulinho assumiu o protagonismo da empresa, que passou a se chamar Scarduelli Comunicação. “Foi ali que caiu a ficha de que eu era realmente empresário. Eu tinha o meu negócio e que a minha marca carregava tudo o que eu tinha feito ao longo da minha trajetória de quase 40 anos”, reforça esse criciumense que completará 59 anos no dia 24 de novembro.

“Das reportagens produzidas nos anos 80, aprendi que não há nada mais poderoso do que uma história bem contada. Do mestrado nos anos 90, veio o rigor acadêmico para acertar com base científica. Dos tempos de professor, nos anos 2000, além da certeza de que o novo sempre vem com os mais jovens, reforcei a fé de que uma comunicação clara, objetiva e criativa é o único caminho para criar conexão com as pessoas”, explica Scarduelli. “Mas sempre com conteúdo”. 

Para ele, o segredo para a empresa ter crescido ao longo dos anos e se adaptado a diferentes épocas, sociedades e públicos, foi entender que a trajetória profissional e pessoal se misturaram ao longo dos anos e, o mais importante, no entanto, veio bem antes da escolha pelo jornalismo.  

“Na casa da minha infância, com os meus pais, aprendi a importância da palavra, do trabalho, do compromisso e da ética. Aprendi que os valores éticos são inegociáveis, que a boa comunicação é indispensável e isso se reflete no dia a dia da empresa, na equipe que a compõem e no relacionamento com os clientes. Ética, comprometimento e conhecimento são palavras que me guiam e que guiarão sempre a Scarduelli Comunicação”, finaliza.

Foto do brinde: Catarina Scarduelli Foto do Paulinho com a logomarca: Rogério Mosimann Foto com a plateia: Fernando Evangelista