FITA começou no dia 4 de novembro e segue até 19 de novembro, com espetáculos em Florianópolis, Criciúma, Nova Veneza e Campos Novos; tudo gratuito
Depois de um fim de semana com dois grandes espetáculos de teatro de animação em Florianópolis, a programação do 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação segue intensa. Só em Florianópolis, serão 20 apresentações até o dia 19 de novembro.
Vários espaços da cidade serão a casa do FITA neste ano: receberão espetáculos o Centro de Cultura de Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Teatro Carmen Fossari (UFSC), Caixa Preta (UFSC), Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito, Largo da Alfândega – Centro e Boulevard 14/32 do Floripa Airport.
Os espetáculos desta edição são Viejos, da cia argentina Sérgio Mercúrio – que abriu o festival; o premiado Pluft, o fantasminha, da PeQuod Teatro de Animação (Rio de Janeiro/RJ) – que estreia em Santa Catarina; Fábulas, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Camarim, do Ateliê Lu Antunes (Jaraguá do Sul/SC); Habite-me, de Carolina Garcia Marques e Paulo Balardim (Bélgica/Canadá/Brasil); Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Habitada, com Juliana Notari (São Paulo/SP); Baús do Tesouro, da Cia. Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul/SC); A Galeria, com Roberto Gorgatti (Florianópolis/SC); e As aventuras do fusca à vela, do Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS), além da Vivência em teatro de animação: Mãos à Meia! , com a Cia. Peregrina / Cia. Lótus (Florianópolis/SC), em duas tardes de programação especial no Boulevard 14/32.
As peças selecionadas pela curadoria trazem trabalhos dedicados a crianças e a adultos. O espetáculo Habitada, de Juliana Notari (São Paulo/SP), por exemplo, é exclusivamente para maiores de 16 anos. Camarim, do Ateliê Lu Antunes (Jaraguá do Sul/SC), é indicado para maiores de 14 anos.
A programação completa está disponível no site www.fitafloripa.com.br .
FITA nas ruas de Floripa nesta terça, dia 7
Lugar de teatro de animação é nas ruas também. Dois espetáculos serão ao ar livre nesta 14ª edição. Nesta terça, dia 7/11, às 10h, tem o Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP), na Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito. A companhia estará também no Largo da Alfândega às 15h.
Neste trabalho da cia paulistana, três figuras misteriosas chegam carregando grandes trouxas. Delas, eles retiram curiosos personagens que reinventam um mundo de fascínio e mistério. Um show de variedades, um espetáculo de figuras fantásticas, um fabuloso desfile de criaturas que aparecem nos fazendo rir, imaginar e sonhar.
Mostra Acadêmica Pequenas Cenas
Uma novidade deste ano é a Mostra Acadêmica Pequenas Cenas, que consiste na apresentação de cenas em Teatro de Animação elaboradas por alunos dos cursos de Artes Cênicas das três principais instituições de ensino de Florianópolis/SC: Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina.
A professora Sassá Moretti, idealizadora do FITA e coordenadora ao lado de Zélia Sabino e Gustavo Bieberbach, conta que o início do festival se deu para levar teatro de animação presencialmente para os alunos, que acessavam espetáculos somente em vídeos.
“Agora, na 14ª edição, eles são convidados a apresentarem seus próprios espetáculos, o que me emociona muito”, diz.
A Mostra acontecerá no espaço Caixa Preta – UFSC nesta segunda, dia 6, e na terça, dia 7, sempre no final do dia, com sessões às 18h30 e 19h30.
O 14º FITA é realizado pela Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, Metalúrgica Spillere e Giassi Supermercados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o apoio do Interclass, RDO Empreendimentos, APUFSC Sindical e Prefeitura de Florianópolis – Educação e apoio institucional da SECARTE / UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/ Departamento Artístico Cultural / Centro de Comunicação e Expressão / Depto. de Artes / Artes Cênicas UFSC / NELOOL e ABTB Unima.
Inscrições abertas para a oficina O papel como personagem principal, dedicada à comunidade surda
No dia 14 de novembro, das 13h às 17h, vai tera oficina O papel como personagem principal, dedicada exclusivamente à comunidade surda. As inscrições gratuitas estão abertas neste link: https://forms.gle/aMKFmrGFtPomN9pJA .
A proposta do trabalho é a criação de bonecos de papel kraft. O simples amassar e desamassar desta matéria é um convite a transformará em ricos personagens – com a ajuda de barbantes ou lãs coloridas. Colocar estes personagens em cena, por sua vez, será o nosso desafio maior, a qual cada participante será incumbido de participar.
O Teatro de Animação contempla várias linguagens (bonecos, máscaras, sombras e objetos), sendo o boneco uma de suas vertentes inaugurais. O trabalho com eles, e, especialmente sem o uso da palavra, pode ser uma forma lúdica e eficaz de chegar mais perto do surdo e encaminhá-lo para a cena.
FITA em números
14ª edição
4 cidades – Florianópolis, Campos Novos, Criciúma e Nova Veneza
12 espetáculos
4 países representados – Argentina, Brasil, Bélgica e Canadá
4 estados brasileiros representados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
15 dias de programação
Cerca de 50 artistas
Cerca de 40 pessoas na equipe técnica do festival
Serviço
14ª Festival Internacional de Teatro de Animação
4 a 19 de novembro
Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado
Gratuito
Programação completa em www.fitafloripa.com.br
Agendamento de escolas pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com
Inscrição para a Oficina: O drama da matéria, com Juliana Notari pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com
Nos acompanhe nas redes sociais
Instagram e facebook @fitafestival