Criada em 2019, a Nonno foi o TCC de Matheus Alban no curso de Administração da Udesc Esag – foto: Divulgação/Nexpon
A sexta edição da 100 Startups to Watch, publicada nesta segunda-feira, 9, inclui a Nonno como uma das empresas mais promissoras do ecossistema de inovação brasileiro, junto a outras 14 do setor da saúde e bem-estar e 8 de Santa Catarina. A lista produzida pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, com as consultorias Elogroup e Innovc, destaca startups que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas.
A startup foi criada em 2019 por Matheus Alban e foi seu trabalho de conclusão do curso (TCC) de graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis. A Nonno conecta famílias a cuidadores selecionados, especialmente para atendimento de idosos.
Com sede em Florianópolis, a Nonno está presente em mais de 25 municípios catarinenses, além de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Atualmente, a startup conta com 16 colaboradores, uma rede de quase 800 cuidadores selecionados e já acumula mais de 580 mil horas de cuidados.
A empresa projeta crescer 150% em 2023. “Estamos trabalhando para consolidar nosso negócio nas regiões Sul e Sudeste, ampliando nosso atendimento não só para as famílias, mas também para lares de idosos, instituições de longa permanência e hospitais”, explica o CEO do Nonno, Matheus Alban.
Da vivência ao negócio
A inspiração para o negócio surgiu de uma experiência pessoal. Segundo o CEO, após a família fundar e fazer a gestão, por 20 anos, do Lar Santa Rita, no Rio Grande do Sul, ele percebeu o quão difícil e caro pode ser oferecer cuidado profissional. “A tendência de envelhecimento da população é perceptível em todas as regiões do país e a sociedade como um todo precisa olhar para isso”, afirma.
Desde 2019, o Nonno já passou pelo programa de incubação do MIDITEC, pelo programa Mentoria para startups e scale-ups do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pelo Programa Go to Market 2023, do Sebrae SC. De acordo com Alban, todas as iniciativas trouxeram base técnica e metodológica para estruturar o crescimento da organização e levar o serviço de cuidado com a qualidade necessária.
“Outros marcos da nossa trajetória também foram fundamentais para fomento de networking, aceleração comercial e posicionamento da nossa marca. Entre eles estão a atuação junto à Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), ao Instituto Caldeira, com inauguração do escritório em Porto Alegre, o lançamento do nosso serviço de telemedicina, o Dr. Nonno, e o investimento da Nexpon, braço de investimento da NSC”, relata.
Serviço e atividades gratuitas
O Nonno é também parceiro da Prefeitura Municipal de Florianópolis, na realização do evento 60+, em 23 e 24 de outubro, das 10h às 17h, no Largo da Alfândega. A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial do Idoso, em 1º de outubro, e terá na sua programação atividades e serviços gratuitos para a população.