Artistas se apresentam na Capital catarinense em novembro. Tum terá ainda shows de Daniela Mercury, Margareth Menezes, Marina Sena, Maria Gadú, Ana Cañas e Àttooxxá
Dois grandes nomes da música popular brasileira, Lenine e João Bosco estão confirmados no Tum Festival 2023, que ocorre entre os dias 4 e 12 de novembro, em Florianópolis. Os artistas são as atrações do Palco CIC, com shows no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Os ingressos para os espetáculos estão à venda pela blueticket. João Bosco se apresenta no dia 9, e Lenine no dia 10 de novembro.
Pela primeira vez em Florianópolis com o show “Rizoma”, Lenine faz espetáculo ao lado do filho, Bruno Giorgi, em performance que serve como plataforma para que o duo compartilhe com o público versões que ajudam a mostrar o lado artístico de ambos.
No palco, Lenine assume o microfone e o violão, enquanto Bruno se reveza entre baixo, bandolim, teclados, voz e sampler. A apresentação promete um verdadeiro apanhado musical da história do artista pernambucano, com composições como “Castanho”, “Martelo Bigorna”, “Leve e Suave”, “O dia em que faremos contato”, “Tubi Tupy”, “Jack Soul Brasileiro” e “Paciência”.
Já João Bosco está de volta ao Tum Festival após o sucesso da edição anterior. Um dos ícones da MPB e considerado ‘padrinho’ do evento, pela relação de amizade com o festival e a organização, ele apresenta o show “Abricó-de-macaco’, em turnê que celebra os 50 anos de carreira.
No repertório, o artista canta algumas dezenas de sucessos em retrospectiva. Clássicos como “Papel Machê”, “O Bêbado e o Equilibrista” e “Corsário”, entre tantas outras, estão no setlist. João Bosco faz show ao lado dos músicos Kiko Freitas (bateria), Guto Wirtti (baixo) e Ricardo Silveira (guitarra) que, juntos, completam o elogiado “João Bosco Quarteto”.
Tum Festival 2023
Principal festival e conferência de música, inovação e economia criativa de Santa Catarina, o Tum Festival chega à sexta edição em 2023. O evento, pioneiro no Estado, será realizado entre os dias 4 e 12 de novembro, em Florianópolis. Uma das grandes novidades deste ano é um line-up formado apenas por mulheres para apresentação no dia 11 de novembro, no Palco Campeche, no Sítio Império das Águias, no Sul da Ilha, com shows de artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Marina Sena e Maria Gadú. Os ingressos para a data estão à venda também pelo site da blueticket, e custam a partir de R$ 150.
A programação do Tum Festival contará ainda com apresentação de Ana Cañas, com o espetáculo em que a artista canta Belchior, com entrada gratuita, no Palco Floripa Airport, no dia 5 de novembro, e da banda baiana Àttooxxá, que faz show aberto ao público no Palco Centro Histórico de Florianópolis, no dia 12 de novembro.
Além dos shows, o Tum Festival promoverá conferência com palestras, painéis, debates, rodadas de negócios e workshops gratuitos, com a presença de renomados profissionais do setor cultural brasileiro. A conferência ocorrerá no Centro Integrado de Cultura (CIC), nos dias 9 e 10 de novembro. Outra tradição do Tum é o espaço para valorizar a música autoral independente, com 25 showcases de artistas e bandas do Brasil e outros sete showcases internacionais.
O Tum Festival conta com Patrocínio do Supermercados Imperatriz, Apoio cultural do Floripa Airport e Hotel Faial por meio de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura, Apoio Cultural da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes.
A realização é de Ivanna Tolotti Produções.
Parceiros: Mercado São Jorge, Bugio, Música e Negócios, Casa do Roadie, On Stage Lab, Rifferama, Rádio Graviola, Emenda, Udesc FM, Udesc Ceart, Instituto Trama Cultural, UBC, BeWiki, Creators of Truth, Criativa Painéis, Publicar, Jane Barcellos.