Vencedores serão premiados durante o evento em Florianópolis
O Tourfilm Brazil, Festival Internacional de Filmes de Turismo, membro oficial do Cifft – Committee International des Festivals du Film Touristique, que será realizado em Florianópolis, de 06 a 08 de maio, recebeu 252 inscrições, sendo 72 delas provenientes da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como a Índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também participam do evento que mostrará as mais belas imagens turísticas do mundo.
O festival, exclusivo para a área da América Latina e Caribe, premiará os melhores filmes de turismo do mundo, em 12 categorias diferentes e outras três categorias especiais. As inscrições foram encerradas no dia 15 de abril e o resultado com o nome dos vencedores será divulgado no final do evento. O público poderá conhecer esses filmes em Florianópolis.
Um júri internacional, presidido pelo cineasta francês Georges Pessis, e formado por profissionais de renome de países como Áustria, Alemanha, Portugal, Uruguai e Suíça julgará e escolherá os melhores filmes. Participam deste júri, representando o Brasil, Chico Faganello e Cláudio Magnavita. As categorias mais concorridas são as de destinos turísticos (125 filmes inscritos), pessoas e culturas (45 filmes), turismo de aventura (22) e natureza e ecologia (19). A categoria de animação/3D teve sete filmes inscritos, o que indica que a produção audiovisual segmentada para o turismo está ganhando maior espaço com o uso da tecnologia aplicada à produção cinematográfica.
Em uma cerimônia de gala, os vencedores serão premiados com estatuetas – araras de ouro, prata e bronze, e o vencedor do festival – ganhador do Grand Prix Brasil, receberá a Arara vermelha, estando automaticamente selecionado para concorrer ao Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro de 2010, ao prêmio de “melhor filme de turismo do mundo”. A premiação, além de reconhecer o talento dos diretores e a qualidade dos filmes, é uma oportunidade de divulgação de conteúdo turístico no âmbito internacional.
Os filmes podem ser apresentados em outros festivais membros do Cifft, divulgando destinos, culturas, pessoas e atrações turísticas. Para o Brasil, além da promoção turística internacional, o festival representa uma oportunidade de intercâmbio na área de publicidade e propaganda e de produção audiovisual. Serão recebidos cerca de 50 convidados internacionais, que participarão de um workshop técnico, debatendo temas pertinentes à produção audiovisual, cinema e turismo. Toda programação do festival é aberta ao público de forma gratuita, sendo necessário um credenciamento prévio pelo site www.tourfilmbrazil.com.
O evento é realizado pelo ICEL – Instituto Catarinense da Educação e do Lazer com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Funturismo.