Tradicional festival de cervejas artesanais da região, a Beer Week volta ao Boulevard 14/32 do Floripa Airport, nos próximos dias 26 e 27 (sábado e domingo), a partir das 14h, com 16 marcas, mais de 90 rótulos e seis shows gratuitos, inclusive com atrações nacionais. Promovido pela União Cervejeira, o evento fecha uma semana inteira de atividades do Brasil Beer Cup, competição internacional em parceria com o Science of Beer Institute, que traz ainda palestras, workshops e produção colaborativa de juízes com as cervejarias locais. Para as famílias que levarem suas crianças, haverá espaço kids.
Participam da Beer Week as cervejarias Da Ilha (Florianópolis), Maltês Craftbeer (Florianópolis), Nefasta (Florianópolis), Alemão (Florianópolis), Faixa Preta (Santo Amaro da Imperatriz), Castrum (Florianópolis), Loop (Antônio Carlos), Refúgio (Florianópolis), Kairós (Florianópolis), 048 (Palhoça), Sunset Brew (Tijucas), Weinmann (São José), Unika (Rancho Queimado), Cervejaria 4.0 (São José), além das convidadas Imbé (Imbituba) e Kiezenruw (Guabiruba).
Os shows de sábado iniciam às 15h30, com o cover do Green Day, Two Dollar Bill; a banda de hard rock Snakesun, fechando a noite com Primavera nos Dentes. No domingo, a partir das 15h, as atrações são Mersey Beat, um tributo aos Beatles; o rock do Vintage Cult e o cover do Pearl Jammais reconhecido do Brasil, Black Circle, que já recebeu convite para abrir show da banda de Seattle, feito por seu líder Eddie Vedder.
Realizada em diversos municípios da região desde 2015, em suas 13 edições a Beer Week teve a presença de 300 mil pessoas e transformou-se em um dos mais importantes festivais de cervejas artesanais do estado. “Com um cenário de desenvolvimento e visibilidade da cidade de Florianópolis como um pólo cervejeiro, além de turístico, é uma grande oportunidade de unir os segmentos e incentivar o turismo cervejeiro” explicou Reinoldo Steinhaus, presidente da União Cervejeira, associação que reúne as cervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis.
Para o público, é uma oportunidade de conhecer a produção local, uma das principais do Brasil. De acordo com a pesquisa “Retrato dos consumidores de cerveja”, realizada em 2022 pelo podcast “Surra de Lúpulo”, 86,2% dos que responderam o questionário frequentam eventos cervejeiros. Já 32% dos consumidores que não bebem cerveja artesanal indicam que não sabem ou não têm informações para começar a experimentar. “Na Beer Week as pessoas podem apreciar tipos diferentes e conversar diretamente com os cervejeiros”, completou Reinoldo Steinhaus.
SELO DE QUALIDADE E ROTA TURÍSTICA
Duas outras iniciativas da União Cervejeira fortalecem o mercado na região. Em 2023, foi lançado o exclusivo selo de qualidade da União Cervejeira, a partir de uma análise realizada por uma equipe de pesquisadoras do Instituto Science of Beer. “O objetivo é criar um senso de confiança com o consumidor final, que passa a reconhecer o selo como uma garantia de qualidade do produto consumido”, destacou Reinoldo Steinhaus. Enquanto isso, o Caminho Cervejeiro é uma rota criada para visitação às cervejarias locais, ao lado da Ampe Metropolitanae do Sebrae, também apoiadores da Beer Week.
CENÁRIO
O segmento de cerveja vem se destacando no cenário nacional e internacional, tendo um crescimento de mais de 1200% nos últimos dez anos. De acordo com a edição mais recente do Anuário da Cerveja desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil conta com 1549 cervejarias registradas e Santa Catarina é destaque, como um dos três estados com maior expressão no segmento, com 195 cervejarias.
BRASIL BEER CUP
O Brasil Beer Cup 2023 é uma realização do Instituto Science of Beer com a metodologia Beer Sensory. Entre 21 a 26 de agosto, no Canasvieiras In, serão recebidos mais de 80 jurados de 16 nacionalidades para a análise dos rótulos. As cervejas vencedoras serão conhecidas no sábado (26). O evento conta com patrocínio de Fermentis, Sebrae, Governo do Estado de SC por meio da Setur, Secretaria de Turismo de Florianópolis, Anton Paar, BarthHaas, Lallemand, LNF e MyTapp. O apoio institucional é do Sebrae SC, Prefeitura de Florianópolis e Febracerva. A transportadora oficial é a Latam, com apoio ainda de Apus, Floripa Conecta, Hit Entretenimento, Fuzz e Nugali.
SOBRE A UNIÃO CERVEJEIRA
Criada em 2014, a Associação de Microcervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis (União Cervejeira) tem como objetivo fomentar um importante polo do segmento na região, através da promoção da cultura cervejeira, em ações tanto para o consumidor local, quanto para o turista. Atualmente, a entidade possui 16 cervejarias associadas e promove uma série de eventos, como a Beer Week e o Floripa Beer Festival.