spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Flotilha do Veleiros da Ilha participa da 50ª Semana de Vela de Ilhabela

EsportesFlotilha do Veleiros da Ilha participa da 50ª Semana de Vela de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Cinco barcos do ICSC – Veleiros da Ilha, entre eles o Pangea Speedmax Racing (foto) disputam as Regatas de abertura neste domingo (23) – Foto: Matias Capizzano

Florianópolis, 21 de julho de 2023 – Começa neste domingo, dia 23, a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O maior evento náutico da América Latina contará com a presença de mais de 100 barcos em diversas classes, como HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. A flotilha do ICSC – Veleiros da Ilha será representada por cinco embarcações: Açores III (RGS), Katana Portobello (C30), Pangea Speedmax Racing, Plancton (RGS) e Zeus Team (C30).

A programação de regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá início neste domingo com a tradicional disputa da Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. Para a classe C30, a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste abrirá as disputas. Ao longo da semana, a organização realizará regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

Conheça as embarcações do Veleiros da Ilha:

Açores III: Comandado por Paulo Schaefer e Adalton Novo, o Açores III faz parte da flotilha do ICSC – Veleiros da Ilha na Semana de Vela de Ilhabela. O modelo Fast 360 possui uma história rica com o Clube. Ambos os comandantes são sócios do Veleiros há mais de 25 anos e possuem vasta experiência em regatas oceânicas, incluindo mais de 15 participações na Semana de Vela de Ilhabela. Eles também conquistaram títulos em regatas importantes, como Aratu-Maragogi e Refeno, e realizaram travessias notáveis, como Florianópolis – Cidade do Cabo (África do Sul) no Açores II. A tripulação do Açores III, competindo na classe RGS, inclui os comandantes, Leonardo Michel, Daniela Narciso, Celso Farias, Oswaldo Marchini e Marcia Dubiella.

Katana Portobello: Competindo na classe C30, o Katana Portobello é mais um dos representantes do ICSC – Veleiros da Ilha na maior semana náutica da América Latina. Campeão da Semana de Vela de Ilhabela, Brasileiro e do Circuito Oceânico, o veleiro comandado por Cesar Gomes Neto é tripulado por amigos que velejam juntos há muito tempo. Farão parte da tripulação nesta edição, além do Comandante, os velejadores Thiago Fett, Antonio Lacerda, Alessandro Witoslawski, Felipe Rondina, Ricardo Paranhos e Nene Oliveira.

Pangea Speedmax Racing: O barco, modelo Fast 395, é comandado por Jorge Carneiro e compete na classe RGS. A tripulação, formada por amigos, conquistou títulos importantes nos últimos anos, como o primeiro lugar na Regata Santos Rio em 2020 em sua classe, o próprio título da Semana de Vela de Ilhabela do ano passado na classe RGS A, além de terem sido vice-campeões gerais da RGS. Jorge Carneiro tem ao seu lado o tático Roberto “Bichinho” Salles, os trimmers Ricardo “Meia” Grassmann, Arsênio Almeida e Manoel Menezes, Fernando Zomer na Secretaria, Edson Neto, Daniel Thá e Fernando Almeida como proeiros, Alemão no Mastro e Carlos Alberto “Betera” Barata como videomaker.

Plancton: Competindo na classe BRA-RGS, o Plâncton é um barco de 31 pés projetado por Márcio Schaefer e construído pela Thor Yachts. Ele será comandado por Jonas Chorociejus e contará com uma tripulação composta por mais cinco velejadores talentosos: Maurity Borges, Alexandre Confucio, Michel Brito, Gisele Chorociejus e Luiz Antonio Teixeira Pinto.

Zeus Team: Comandado por Inácio Vandresen, o Zeus Team é uma das equipes mais vitoriosas da flotilha oceânica do ICSC-Veleiros da Ilha. O veleiro da classe C30 está retornando a Ilhabela em busca do bicampeonato. Campeã em 2014, a tripulação do Zeus navega junta há mais de 10 anos e possui um amplo conhecimento da raia de competição no litoral norte paulista. Além do comandante Inácio, a tripulação catarinense, que também é campeã brasileira e do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, será composta por Bernardo Luz, Eduardo Metz Castan, Felipe “Fipa” Linhares, Fernando Cavalli, Renan Richter e o tripulante mirim Julio Floriano, atleta do projeto social do Veleiros da Ilha.

Mais informações: https://www.sivilhabela.com.br/