Na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, o Governo de Santa Catarina lançou o projeto Estação Inverno, uma campanha que tem como objetivo assumir o protagonismo da estação inverno perante o trade. Atualmente o estado tem o turismo como principal atividade econômica, representando mais de 12% do PIB catarinense. A prestação de serviço é a maior empregadora, se configurando como a principal fonte de recurso para os cofres públicos estadual.
A ideia é oferecer experiências incríveis com paisagens deslumbrantes em uma das estações mais marcantes de Santa Catarina: o inverno. Um novo nicho de desenvolvimento que irá gerar oportunidades. “Santa Catarina é plural e com essa iniciativa o governo fortalece as ações que já vem sendo desenvolvidas pelos empresários, visando fortalecer o turismo durante os 12 meses do ano. No Costao essa é uma prática que já vem desenvolvida ao longo dos anos, já nos consolidamos não apenas como um resort de praia, mas com opções que contribuem para toda a cadeia produtiva ao longo de todo o ano”, destaca a diretora comercial e de marketing do Costao, Daniela Rocco.
Cada uma das 14 regiões turísticas do Estado apresenta inúmeras oportunidades aos visitantes o ano inteiroe o governo está trabalhando forte para fomentar o turismo, para apresentar as oportunidades que Santa Catarina oferece, promovendo o estado.
“O turismo não é só lazer, é desenvolvimento econômico. Criar a pasta do turismo foi um gesto de extrema importância para o setor. Para o avanço do turismo acontecer, precisamos do turista. Este é um ato de governança e posicionamento do estado com o turismo”, afirmou o secretário de turismo do Estado, Evandro Neiva.
Como planejamento, a Estação Inverno irá ocorrer de 01/06 a 30/09, em todo o estado – separado em 2 grupos estratégicos: os municípios da Serra Catarinense como Indutores do Estado e os Indutores Regionais, com o Sul Catarinense, Grande, Oeste Catarinense, Norte Catarinense e Vale do Itajaí.
“Com o apoio do governo e das entidades de classe, com toda certeza teremos ainda mais capilaridade. O estado de Santa Catarina tem uma vasta pluralidade cultural e uma economia bastante diversificada, com cinco municípios entre os 100 maiores PIBs do Brasil, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo dados recentes da Embratur, os gastos de turistas estrangeiros no Brasil superam patamar pré-pandemia. Esse é o melhor resultado dos últimos cinco anos. Em janeiro e fevereiro, os viajantes internacionais deixaram mais de US$ 1,133 bilhão no Brasil. Ao olharmos para o primeiro trimestre de 2023, Brasil supera período pré-pandemia. Marca é superior as de 2020 e de 2019, últimos anos antes das restrições impostas pela Covid-19. Somente de janeiro a março, turistas internacionais deixaram mais de R$ 8,6 bilhões no país. E Santa Catarina está entre os estados brasileiros por onde mais entraram os viajantes internacionais”, finaliza Daniela Rocco.