Fazendo o uso do grande expediente da sessão ordinária, a Câmara Municipal de Florianópolis empossou na tarde desta terça-feira, 29, vinte e três vereadores Mirins para o biênio de 2023/2024.
O projeto, que foi implantado no ano de 2009, agora coordenado pela Escola de Gestão e Eficiência Legislativa – EGEL, tem o intuito de formar cidadãos conscientes com senso crítico e ético estimulando os jovens a participarem de uma sociedade mais digna.
“Vamos através da Escola, conduzir com os estudantes algumas atividades,a ideia é que toda última quinta-feira do mês. O calendário trará visitas à Prefeitura ou outros órgãos públicos, cursos de oratória, para falar melhor em público, assuntos como meio ambiente também estarão em pauta. Iremos juntos construir esse mandato”, finalizou a presidente da EGEL, vereadora Manu Vieira.
Cada vereador empossado assinou o livro oficial, e juntos fizeram o juramento de posse, previsto no artigo 6° do regimento interno da Câmara de Vereadores Mirins. Representando os estudantes, Alysson Santos, da Escola Básica Rosinha Campos, do Bairro Abraão, destacou que pretende contribuir com projetos para o seu bairro.
“Fazer esse juramento representa muita coisa, não só pra mim, mas para todos os demais vereadores Mirins. Eu vou poder ajudar meu bairro, representando minha família, minha escola, e ajudar a comunidade com projetos”, finalizou.
O vereador e presidente do Legislativo, João Cobalchini, deu as boas-vindas e ressaltou que o projeto é um exercício de democracia e cidadania.
“Hoje damos um grande passo em direção a cidadania, muito ganha a cidade de Florianópolis incentivando esses jovens ao estudo da política, e da cidadania. Ficamos felizes e honrados em ver tantos cidadãos querendo fazer parte deste projeto”, disse.
Dentre os mirins estão estudantes matriculados na rede de ensino municipal, estadual e particular do município com idades de até 14 anos e que estão cursando entre a 5ª e a 8ª série.
“Acho que tudo isso vai construindo para que nossos estudantes desde cedo tenham compromisso com a cidadania, com a mudança, com a transformação e com o olhar coletivo de amor, e afeto e de carinho que tanto precisamos”, destacou o secretário adjunto municipal de educação, Luciano Formighieri.
São os Vereadores Mirins:
Alysson Kauã Caetano Santos – Padrinho: Vereador Claudinei Marques
Ana Júlia Nascimento – Madrinha: Vereadora Priscila Fernandes
Ana Luiza Dargas Sousa – Padrinho: Vereador Dalmo Meneses
Antônio De Campos Manara – Madrinha: Vereadora Maryanne Mattos
Bernardo Savi – Padrinho: Vereador Gilberto Pinheiro – Gemada
Caio Amorim Villaca – Madrinha: Vereadora Tânia Ramos
Cauã Bittencourt Odorizzi – Padrinho: Vereador Roberto Katumi Oda
Debora Louise Cardoso De Oliveira – Padrinho: Vereador Gabrielzinho
Gabriel Rodrigues Moreira – Padrinho: Vereador Bericó
Íngryd Luiza Amorim Da Silva – Padrinho: Vereador João Luiz
Isadora May De Aguiar Henrich – Madrinha: Vereadora Carla Ayres
João Eduardo Petry Tabalipa – Madrinha: Vereadora Cíntia Mendonça
Julia Lapagesse Maluf – Padrinho: Vereador Jeferson Backer
Julieta Goulart Viojo – Padrinho: Vereador Mamá
Lara De Souza Alves – Padrinho: Vereador Marquinhos
Lauhrin Cristine Pascoal – Padrinho: Vereador Diácono Ricardo
Lisa Kubin Sardá Baltazar – Padrinho: Maikon Costa
Lucas Damázio Vieira Barbosa – Padrinho: Vereador Renato Geske
Maria Vitória Dos Santos Nunes – Padrinho: Vereador João Cobalchini
Mikaela De Souza Maia – Padrinho: Vereador Afrânio Boppré
Pedro Germano Dalfovo – Madrinha: Vereadora Manu Vieira
Roberto Tobaldini Júnior – Padrinho: Vereador Dinho
Yasmin Vidal Cardoso – Padrinho: Vereador Adrianinho Flor