spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

 Hospital SOS Cárdio investe em saúde com apoio ao IronMan

Saúde Hospital SOS Cárdio investe em saúde com apoio ao IronMan
spot_img
spot_img

Compartilhe

Neste domingo (28/05) o hospital estará no Iron Man Brasil – Etapa Florianópolis, com triatletas amadores e profissionais de todo o mundo

A maior prova de triathlon da América Latina terá sua etapa de Florianópolis realizada neste domingo (dia 28 de maio), envolvendo atletas de mais de 40 países, para nadar 3,8 quilômetros, andar 180 quilômetros de bicicleta e correr mais 42,2 quilômetros. Na certeza de que a prática de atividade física é sinônimo de promoção da saúde, o Hospital SOS Cárdio estará participando da 23ª edição da prova, com largada e chegada na praia de Jurerê. 

Tendo em vista os diversos benefícios que a prática regular de atividade física provoca no corpo e na mente, a meta é ir além do cuidado apenas da doença, mas atuar na prevenção e no bem-estar, com uma visão mais ampla e transformadora da saúde. É dessa forma que pensa o cardiologista Fernando Graça Aranha, Diretor Técnico do hospital e um dos grandes incentivadores da participação do SOS Cárdio em ações que oportunizem a prevenção. “O esporte traz benefícios por vários motivos, desde o condicionamento cardiopulmonar e a circulação sanguínea, até a melhora dos índices glicêmicos e da resistência insulínica. Além disso, aumenta a autoestima, regula o sono e aciona a memória, reduz o estresse e possibilita maior equilíbrio psicológico e hormonal, interferindo em todo o organismo”. O médico também destaca a facilidade da corrida para quem quer se exercitar. “É um verdadeiro esporte democrático, que pode ser feito em qualquer local, por pessoas de qualquer idade, com incontáveis benefícios”.   

Claro, o médico lembra que alguns cuidados são essenciais antes de começar a correr. Como primeiro passo é indicada uma avaliação médica para verificar como está a saúde. Também é importante começar a atividade de forma lenta e gradual, com orientação profissional. De acordo com o cardiologista, também é preciso estar atento à hidratação constante e a uma alimentação saudável, pois o corredor às vezes perde muito sódio, potássio e magnésio, especialmente os que fazem atividades mais prolongadas. “A alimentação depende do ritmo do atleta e do tipo de preparo necessário. Por isso, o indicado é ser orientado por um nutrólogo esportista ou pelo próprio treinador, que costuma ter conhecimento adequado sobre o assunto”.

Referência em Santa Catarina, o Hospital SOS Cárdio tem mais de 30 anos de atividades e é o maior centro de alta complexidade em Cardiologia no estado, na rede privada e suplementar de saúde. Oferece assistência integral nas mais diversas especialidades médicas, desde pronto atendimento cardiológico e geral, à realização de procedimentos cirúrgicos complexos, destacando-se também na Neurocirurgia e Oncologia, com o Centro Oncológico de Alta Complexidade, que oferece um serviço 360o ao paciente. Por mês, realiza mais de 5 mil atendimentos e uma média de 300 intervenções cardiológicas de alta complexidade, além de 400 cirurgias de outras especialidades. Entre as certificações internacionais e nacionais já conquistadas pelo hospital destacam-se a Acreditação Qmentum (QGA – Quality Global Alliance), a Distinção em Serviços de UTI (IQG – Instituto Qualisa de Gestão), a Distinção nos Serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (Health Services Accreditation), e o selo de Instituição de Excelência da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), confirmando o principal foco do Hospital: a segurança.