Mais de 50 agências de viagens participaram do 10º Encontro Nacional das Agências do Costao (ENAC), no Costao do Santinho Resort, em Florianópolis. O evento, realizado anualmente, premiou as agências que se destacaram nas vendas de pacotes para o resort. A edição de 2023 reuniu profissionais, majoritariamente das regiões sul e sudeste, que são responsáveis por uma alta taxa de comercialização, principalmente em períodos de maio a outubro, que anteriormente eram considerados como baixa temporada.
O Costao promove tradicionalmente este evento, que teve início em 2007, como forma de relacionamento e homenagem aos seus principais parceiros na comercialização do produto, especialmente na área de grupos. Mas este não era o objetivo inicial: o evento foi criado para ser um incentivador da comercialização individual de vendas para o Costao, porém, foi justamente no segmento de grupos que ganhou destaque e alcançou venda expressiva de pacotes e aumento da receita, tornando-se um segmento comercial importante do resort.
Programação do ENAC
O início da programação do evento aconteceu na noite de domingo (21/05) com um jantar de boas-vindas para os profissionais das agências participantes no restaurante do hotel internacional, Nossa Senhora da Vitória, com show de Manoela Balan e pratos da alta gastronomia.
Na segunda-feira, dia 22/05, a agenda começou com uma apresentação das novidades do resort com Daniela Rocco, diretora comercial e de marketing do Costao. “Temos pacotes para todos os gostos durante o ano de 2023. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, para dançar, para prestigiar as culturas japonesa, pacote arraial, pacote romântico ou para quem quer apenas sossegar e curtir um resort all inclusive com alta gastronomia e uma diversidade de restaurantes, piscinas aquecidas e climatizadas, atividades para as crianças com um novo parque aquático coberto e uma vista incrível para a praia do Santinho”, diz Daniela.
Em seguida, a palestrante Mikarla Freitas fez uma apresentação intitulada “Entender para atender”, com foco no aprimoramento do atendimento direto das agências de viagens com os clientes.
Antes do almoço com costela fogo de chão, os agentes visitaram a calçada do Resort reservada para as agências parceiras com estrelas no chão levando os nomes das premiadas e os anos das conquistas. Foi um momento especial em que a Dona Ana Kawakame, de 89 anos, a mais experiente de todos os agentes de viagens presentes no evento, cortou o laço inaugurando a calçada com os premiados de 2022, inspirada na calçada da fama de Hollywood. “O Costao faz parte da minha história. Há pouco mais de 20 anos, quando inaugurei a minha agência, o resort foi meu parceiro. São anos trazendo grupos, entre 100 e 200 pessoas, para o Festival Matsuri, que prestigia a minha cultura”, comenta Kawakame, da Ana Turismo.
“Nossa relação com essas agências é fundamental para o sucesso do nosso empreendimento e a conquista de nossos objetivos. Essas agências são verdadeiros pilares em nossa estratégia de vendas, ajudando-nos a promover e posicionar o Costao como um destino turístico de excelência. Seu empenho e dedicação em representar nossa marca são vitais para alcançarmos resultados positivos e mantermos nossa competitividade no mercado. Ao premiar e reconhecer nossas agências parceiras estamos demonstrando nossa gratidão e valorizando seu trabalho incansável. Essa prática fortalece o relacionamento entre ambas as partes, criando um ambiente de parceria sustentável e de longo prazo”, acrescenta Daniela Rocco.
Festa de premiação
Uma noite festiva e de muita comemoração marcou o encerramento do 10o ENAC para a entrega dos prêmios referentes ao ano de 2022. Os convidados foram recepcionados no salão Cascaes com um jantar ao som do Quinteto de Samba e a noite terminou com a apresentação dos dançarinos do resort com o show especial Brasil de Norte a Sul.
“Premiar essas agências contribui para incentivar a motivação e o desempenho de suas equipes. Ao reconhecer suas conquistas, estamos incentivando-os a superar desafios e a buscar constantemente melhores resultados. Essa atitude promove uma cultura de excelência e estimula a melhoria contínua em todos os aspectos de nosso relacionamento comercial. Além dos benefícios diretos para as agências parceiras, o reconhecimento e a premiação também têm um impacto positivo em nossa própria marca. Ao mostrar ao mercado que valorizamos e reconhecemos nossas agências, fortalecemos nossa reputação como um parceiro de negócios confiável e respeitado. Isso pode atrair novas agências e fortalecer ainda mais nossa presença no setor,” afirma Leonardo Freitas, copresidente do Costao.
“Em suma, premiar e reconhecer nossas agências parceiras que vendem o Costão o ano todo é essencial para fortalecer nosso relacionamento, incentivar o desempenho de suas equipes, fortalecer nossa própria marca e consolidar uma parceria de sucesso. Estamos comprometidos em valorizar e reconhecer o trabalho árduo de nossos parceiros, e acreditamos que essa prática contribuirá significativamente para alcançarmos nossos objetivos comuns,” finaliza Freitas, copresidente do Costao.