Inicia na próxima segunda-feira (12) a I Semana Municipal do Livro Infantil. A coordenação é da Secretaria de Educação da capital que planeja uma série de eventos em espaços públicos, como a Casa da Memória, além de escolas e creches. A semana do Livro Infantil foi instituída no ano passado para ser realizada na semana do dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do nascimento do Escritor Monteiro Lobato.
A programação vai até o próximo domingo (18) e inclui Mostra de aproximadamente vinte trabalhos de leitura realizados nas unidades educativas ligadas à SME, varal literário, apresentações culturais, espetáculos teatrais, contação de histórias e um momento literário, com escritores catarinenses.
Um dos espetáculos é o “Frankolino”, que será apresentado pela atriz Andréa Rihl, no TICEN, todas as tardes da semana de 12 a 16 de abril, sempre às 15 horas. E no dia 17, às 10h, a apresentação será na Praça XV.
O SESC Santa Catarina também promoverá, durante a Semana, quatro espetáculos culturais nas Escolas Básicas e Desdobradas. Os espetáculos são: Brincando de Bonecos (teatro de formas animadas), No Dorso do Rinoceronte (música para crianças), Circo e Poesia com Circoloko (circo e teatro) e Balaio de Histórias e Mil Horas Contando Histórias (contação de histórias). Além disso, haverá uma programação especial no SESC da Prainha.
Outra atração da Semana Municipal de Livro Infantil será o varal literário no dia 17, das 9h às 13h, na Praça XV de Novembro. Serão expostos os textos produzidos pelas crianças durante a Semana, nas atividades promovidas pelas unidades educativas.
No dia 15, haverá a Calçada da Criança: a Rua Padre Miguelinho, ao lado da catedral, será transformada em um espaço lúdico, com algumas das brincadeiras infantis registradas no livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, de Telma Piacentini, que será lançado no dia anterior, às 19h. No Momento com Escritores, será realizada uma mesa redonda com os seguintes componentes: Alcides Buss, Eliane Debus, Yedda de Castro Goulart e Marta Martins. O tema será”A Valorização da Produção Literária Catarinense.
As bibliotecas também terão uma programação especial. A Biblioteca Central da SME fará a semana de contação de histórias. E a Biblioteca Barreiros Filho terá exposição de livros e fotos, contação de histórias, varal literário, cinemateca, confecção de livros e teatro de fantoches.
Outras atividades serão realizadas em Creches e NEIs pertencentes à Rede Municipal de Ensino, como oficina de origami e biscuit, além de muita contação de história.
Para a realização das atividades previstas na programação, a SME e o SESC contam com a parceria da Biblioteca Barreiros Filho e do Terminal Rodoviário Rita Maria, com o apoio da Fundação Franklin Cascaes e da Fundação Municipal de Esportes, além da colaboração do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC, do Instituto Guga Kuerten, da ESCOLA ABERTA e de contadores e artistas voluntários, como Fabrícia Brito, Rosetenair Feijó Scharf, Marivana Mafra Érico, Murilo Milton Machado e Loana Allem Rech.
Programação
Espetáculos Culturais vão às Escolas
De 12 a 16 de Abril, às 10h e às 15h, o SESC promoverá quatro espetáculos culturais nas Escolas Básicas e Desdobradas da Secretaria Municipal de Educação. Cada unidade terá uma apresentação na semana. Os espetáculos são Brincando de Bonecos, No Dorso do Rinoceronte, Circo e Poesia com Circoloko, Balaio de histórias e Mil Horas contando histórias.
Espetáculo Frankolino
De 12 à 17 de Abril será realizado o espetáculo Frankolino. A apresentação teatral é encenada pela atriz Andrea Rihl. De segunda a sexta-feira, o espetáculo será no TICEN, às 15h. E no sábado será na Praça XV de Novembro, às 10h.
Varal Literário
O varal literário será no dia 17, das 9h às 13h, na Praça XV de Novembro. Serão expostos os textos produzidos pelas crianças durante a Semana, nas atividades.
Momento com Escritores
No dia 14 haverá o lançamento do Livro: “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, da escritora Telma Piacentini, FFC Publicações. No dia 15, das 14h às 17h haverá a Calçada da Criança: a Rua Padre Miguelinho ao lado da catedral será transformada em um espaço lúdico, com algumas das brincadeiras infantis citadas no livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”. Às 18h30 será realizada uma Mesa Redonda na Casa da Memória com o tema: “Valorização da produção literária catarinense”.
Atividades nas Bibliotecas
As bibliotecas escolares das unidades educativas pertencentes à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis também estarão com programação própria, voltada para o “mundo” criativo, imaginário, lúdico e mágico da literatura infantil. De 12 a 16 de abril a Biblioteca Central da SME, que fica no Centro de Educação Continuada, terá contação de histórias. E a Biblioteca Barreiros Filho terá exposição de livros e fotos, contação de histórias, varal literário, cinemateca, confecção de livros e teatro de fantoches.
Mostra de Trabalhos de Leitura
De 12 a 17 de Abril, das 7h às 19h haverá uma exposição de trabalhos voltados para a leitura de literatura, realizados nas unidades educativas ligadas à Secretaria Municipal de Educação. A mostra será realizada no Terminal Rodoviário Rita Maria