A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) comemora 95 anos no dia 13 de maio e, para marcar a data, um calendário alusivo está sendo finalizado, incluindo uma série de eventos, entre eles, homenagens a lideranças empresariais e associados, lançamento de livro sobre a história da Capital e da entidade e a instituição de um prêmio destinado aos jornalistas. “Queremos dividir esse momento especial com todos aqueles que participam, de alguma maneira, desta trajetória associativista de sucesso”, afirma o presidente Doreni Caramori Júnior.
Entre as ações já definidas está a festa de aniversário, no dia 13 de maio, no Teatro Pedro Ivo Campos, oportunidade em que haverá a entrega das tradicionais medalhas Carl Hopcke e Emílio Blum, além de homenagens aos sócios mais antigos. O calendário também inclui o lançamento do livro “Florianópolis: Imagens & memória”, assinado pelas pesquisadoras Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky.
A ACIF foi fundada em 1915 por alguns dos principais empreendedores de Florianópolis. Desde então, a entidade cresceu e se tornou uma das importantes e atuantes do Estado – atualmente, tem 2,3 mil associados, sendo a maior entre as que compõem a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc). Nestes quase 100 anos de existência, a ACIF sempre teve duas prioridades: o apoio aos negócios dos seus associados e à colaboração para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida na Capital e região.
Ao longo dessa longa e sólida trajetória associativa, a entidade esteve à frente de centenas de projetos essenciais para o desenvolvimento da cidade e da atividade econômica de seus associados. A Associação teve participação fundamental na construção da primeira ligação Ilha-Continente (Ponte Hercílio Luz), das BRs-101 e 282, do Terminal do Aeroporto e, mais recentemente, de projetos como o Sapiens Park e o novo Jardim Botânico.