spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Celesc e Governo do Estado lançam 3ª Etapa do Corredor Elétrico Catarinense, com parceria da Fundação CERTI

GeralCelesc e Governo do Estado lançam 3ª Etapa do Corredor Elétrico Catarinense,...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Eletropostos dão autonomia a veículos elétricos e formam uma das maiores vias eletrificadas do país

A Celesc e o Governo do Estado de Santa Catarina lançaram, nesta terça, 9, em parceria com a Fundação CERTI, a 3ª Etapa do Corredor Elétrico Catarinense. Com investimento aproximado de R$ 6 milhões, esta fase do projeto prevê a instalação de mais 10 estações de recarga de veículos elétricos em todas as regiões do estado.

O ato ocorre no momento em que o setor vem conquistando mais adeptos e quando já circulam mais de 3 mil veículos híbridos plug-in e puramente elétricos em SC, ou seja, modelos que podem ser conectados às estações. 

O projeto, realizado por meio do programa de P&D/Aneel da Celesc em parceria com a Fundação CERTI, desenvolveu eletropostos que permitem a gestão e o controle de demanda de energia elétrica, funcionalidade importante principalmente para unidades instaladas em condomínios residenciais e comerciais, já que podem evitar sobrecargas nos circuitos elétricos existentes.

Com uma das maiores rotas eletrificadas do Brasil, Santa Catarina hoje conta com mais de 1.500 quilômetros de estradas com estações de recarga — 34 já instaladas, entre semirrápidas (com a duração do carregamento de 80% de um veículo entre 3 e 8 horas) e rápidas (entre 30 e 40 minutos).

Nesta nova etapa deverão ser instaladas outras oito estações de recarga semirrápida e duas estações ultrarrápidas. “Com o modelo ultrarrápido a previsão é de que a recarga de 80% do veículo dure apenas 15 minutos”, contou o diretor de Planejamento, Controles e Compliance da Celesc, Marcos Penna. A seleção dos locais onde as novas estações de recarga serão instaladas deverá ocorrer por meio de uma nova chamada pública.

“O Corredor Elétrico Catarinense é um importante marco e demonstra a vanguarda do estado na área de mobilidade urbana aliada à sustentabilidade. Para a Celesc é um orgulho levar esta tecnologia de ponta a todos os catarinenses, por meio de vias que interligam os estados do Sul do país e escoam grande parte da produção do interior”, afirmou o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa.

Sobre o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Celesc e a Fundação CERTI

A Celesc e a Fundação CERTI firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (Científica e Tecnológica) a fim de conjugar suas competências para ampliar a disponibilização de pontos de abastecimento de veículos elétricos no estado de Santa Catarina. A 3ª etapa também foi aprovada no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico no setor de Energia Elétrica (Processo P&D n° 5697-0622/2023), determinado pela Lei 9.991, de 24 de julho de 2000.

“Até o ano passado, nos eletropostos instalados desde 2016 em Santa Catarina, foram utilizados mais de 220 MWh de energia elétrica, em mais de 19.300 recargas, mostrando que a mobilidade elétrica evolui cada vez mais no Brasil”, contou Marcos Izumida, pesquisador responsável pelo projeto na Fundação CERTI.

Benefícios dos veículos elétricos

Um grande benefício no uso de veículos movidos à energia elétrica em relação aos que utilizam gasolina e diesel, é que eles não emitem gases poluentes e preservam o meio ambiente. Os veículos com motor elétrico são mais eficientes e possuem um rendimento maior, ou seja, consomem menos energia para realizar o mesmo esforço dos motores a combustão. Além disso, eles também apresentam menos desgastes nas peças dos motores e não exigem a troca de óleo.

Outra vantagem é a possibilidade de abastecê-los em casa. Os modelos disponíveis no mercado podem ser recarregados em qualquer tomada residencial com um equipamento portátil. De outra maneira, as montadoras também oferecem equipamento próprio para recarga residencial.