Na reta final de inscrições, tradicional prova de 21 km pela Beira-Mar Norte conta também com corridas de 10 km e 5 km em 21 de maio – Fotos: Foco Radical/Sportsland
Florianópolis, 8 de maio de 2023 – Uma dos mais tradicionais eventos do calendário de corridas de rua de Santa Catarina está confirmado para 21 de maio. No período de reta final de inscrições, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry já tem a presença garantida de mais de 2.800 atletas e está próxima do limite técnico de participantes. Eles vão participar dos 21 km da meia maratona e das corridas de 10 km e 5 km pela Beira-Mar Norte.
Já no lote final, as últimas inscrições para as três distâncias estão disponíveis até o dia 15 de maio, mas podem ser encerradas antes se o limite técnico de vagas for atingido. São duas modalidades de kits. O kit básico, com sacola, número de peito, chip e medalha da participação, e com o kit padrão, que inclui camiseta e brindes de patrocinadores. As inscrições podem ser feitas pelo site do Koha.
Além de tradicional, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry é também a mais rápida de Santa Catarina. A temperatura amena em 21 de maio é um fator que ajuda muito os corredores a obterem suas melhores marcas pessoais. No entanto, o percurso é o principal fator para alcançarem seus objetivos.
“A Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry é uma das poucas provas de 21 km em Florianópolis que preserva o percurso praticamente inteiro pela Beira-Mar Norte, que tem as condições ideais aos atletas. Melhor não apenas para quem busca melhorar o desempenho, como também para os corredores que estão começando na modalidade”, afirma Junior Aguiar, diretor da Sportsland, produtora e realizadora do evento.
As largadas dos 21 km, 10 km e 5 km serão no Trapiche da Beira-Mar Norte. Nas provas curtas, os atletas percorrem a Beira-Mar Norte no sentido bairro e fazem o retorno na metade de cada distância. Já a meia maratona vai até as proximidades do túnel Antonieta de Barros, volta à Beira-Mar, segue até os arredores da UFSC e retorna em direção ao Trapiche. Os cinco primeiros colocados no geral, masculino e feminino, recebem troféus nas três distâncias, assim como os três primeiros lugares nas categorias por faixa etária.
Quebra de recorde
Então realizada no segundo semestre por 17 edições, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis ganhou nova data justamente para propiciar os melhores tempos dos atletas participantes. Dessa forma, cresce também a expectativa de quebra de recorde dos 21 km. As marcas perduram por quase 10 anos.
O recorde masculino foi obtido em 2015 pelo queniano Paul Kimutai, que completou a meia maratona em 1h04m11. Já a melhor marca no feminino pertence a Samwe Fadhila Salum, da Tanzânia, alcançada em 2014. Desde 2010, atletas de três países conquistaram a prova dos 21 km. No feminino são oito vitórias de atletas do Brasil, seguido por Quênia e Tanzânia, com duas cada. Já na meia maratona masculina, os brasileiros também conquistaram oito vitórias. Na sequência estão atletas do Quênia, com três triunfos, e da Tanzânia, com um.
A 18ª edição da Meia Maratona Internacional de Florianópolis tem o naming rights da Oakberry, é apresentada pelo Hospital SOS Cardio e pela construtora Unique MCA Empreendimentos, tem o patrocínio de Faial Prime Suites, Jurerê In, Supermercado Imperatriz, Villa Romana Shopping, Z2, apoio da Clínica Ismael Gomes e Plastkolor, e apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, Guarda Municipal e Polícia Militar. A Sportsland assina a produção do evento esportivo, com realização da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), em comemoração aos 350 anos de Florianópolis.