O movimento escoteiro de Palhoça será protagonista do festival de escotismo que acontece no ViaCatarina nos dias 29 e 30 de abril com várias atividades. O objetivo do evento é apresentar o movimento escoteiro para as famílias e demonstrar suas vantagens e qualidades para a formação de jovens.
Estará instalado no Piso L1 uma exposição de acampamento escoteiro, sábado e domingo a partir das 10h. A partir das 14h acontecem as atividades práticas, como oficinas, contação de histórias e jogos temáticos. O acesso é gratuito.
Segundo a coordenadora desta atividade, Geórgia Gonçalves, o movimento escoteiro é aberto a todas as pessoas, com faixa de entrada para a categoria de lobinhos, com 6 anos. Daí para frente não tem mais limites.
Palhoça tem hoje mais de 200 membros juvenis vinculados a 3 grupos escoteiros e mais de 60 adultos voluntários.
O que é escotismo – Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.