Florianópolis foi uma das únicas cidades-membro que entregou o relatório deste ano, que traz a contribuição à Gestão Global da Rede e um plano de ação com propostas de 2023 a 2026
A Associação FloripAmanhã, coordenadora do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, que conta com a participação de 15 entidades, entregou o Relatório de Monitoramento do Quadro Associativo, uma exigência da UNESCO.
Um dos principais objetivos da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) é funcionar como um laboratório de ideias e experiências inovadoras destinadas a capitalizar todo o potencial da cultura e da criatividade para o desenvolvimento urbano sustentável. Para tanto, a cada quatro anos, as cidades-membro são obrigadas a produzir um Relatório de Monitoramento do Quadro Associativo. Porém, devido aos momentos difíceis que todos vivíamos durante a Pandemia do Covid-19, a entrega dos relatórios deste ano foi considerada opcional pelo Secretariado da UCCN.
O cluster de gastronomia teve apenas duas cidades que submeteram voluntariamente seus relatórios, e Florianópolis foi uma delas, demonstrando o comprometimento que a FloripAmanhã tem com a causa.
Os relatórios são destinados a:
- Demonstrar seu firme compromisso com a implementação da Declaração de Missão da UCCN tanto em nível local quanto internacional;
- Renovar o seu envolvimento através da apresentação de um plano de ação para os próximos quatro anos;
- Obter insights sobre o impacto das designações; e
- Incentivar o desenvolvimento de pesquisas e estudos de caso sobre os conceitos e experiências das cidades criativas.
A coleta e distribuição de informações contribui para mapear o progresso de forma mais eficaz, mostrando as conquistas concretas da UCCN, destacando políticas, estratégias e parcerias eficazes e apoiando a formulação e implementação baseadas em evidências de novos planos de ação, alertando para questões emergentes sobre o papel da cultura e criatividade no desenvolvimento urbano sustentável.
“Essa integração gera um espaço de cocriação e coparticipação nas atividades produzidas, gerando resultados mais consistentes para a cidade nas áreas de gastronomia, cultura, design, criatividade e turismo. O aprendizado com as boas práticas compartilhadas eleva o nível de qualidade e profissionalismo de como são tratados os planos de ação em Florianópolis. Por isso é tão importante dividirmos nossas experiências através do relatório. Nós não medimos esforços para garantir essa entrega”, destaca Anita Pires, Coordenadora Geral do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia.
Baixe o relatório completo aqui.