spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

O futuro do Marketing está no Metaverso?

MarketingO futuro do Marketing está no Metaverso?
spot_img
spot_img

Compartilhe

por Dudu Gentil, Diretor de Marketing da NVX – Nacionalvox, agência de marketing digital e criação de sites em Florianópolis

O marketing no metaverso tornou-se a necessidade do momento, com mais e mais empresas mergulhando no metaverso. Mas o que exatamente é isso? O metaverso está levando as experiências virtuais para o próximo nível, dando às empresas e negócios, oportunidades para alcançar os consumidores de maneiras interativas e inovadoras.

Antes de mais nada é preciso dizer que o metaverso não é mais ficção científica e sim uma possibilidade real. A necessidade de estar na vanguarda da construção dessa inovação revolucionária fez do metaverso um objetivo para big techs como Facebook, Microsoft e Google. O Facebook até mudou o nome da empresa para Meta, com a intenção de “trazer o metaverso à vida”! 

Explicando o metaverso

Apesar de não existir uma definição clara de metaverso, pois ainda está em seus estágios iniciais, o termo pode ser melhor descrito como uma experiência virtual imersiva para usuários representados por avatares interagirem e comprarem produtos online. 

O especialista em metaverso Matthew Ball , definiu bem os elementos comuns do metaverso: 

  • O metaverso nunca termina e continua indefinidamente 
  • Existe consistentemente em tempo real 
  • Permite que as pessoas tenham uma identidade virtual, presença e ação individual
  • Permite que os usuários criem, possuam, invistam e vendam em um universo totalmente funcional
  • Abrange os mundos físico e virtual
  • Oferece interoperabilidade de dados, itens e conteúdo entre plataformas
  • Permite que os colaboradores criem conteúdo e experiência 

O metaverso também é interpretado como um mundo digital imersivo em 3D, onde as pessoas interagem umas com as outras em várias plataformas. Para tornar esta experiência imersiva, são utilizadas realidade aumentada e realidade virtual. O metaverso imita o mundo real e as pessoas podem usar avatares para interagir com outras pessoas e comprar bens virtuais. Em outras palavras, “viver no metaverso”. 

O futuro do Marketing está no Metaverso?

Isso ainda é cedo para afirmar, mas segundo a empresa de consultoria e gestão McKinsey, o metaverso tem um potencial de impactar significativamente a vida comercial e pessoal. Projeções indicam que o investimento no metaverso ultrapassou 120 bilhões de dólares em 2022 e deve gerar 5 trilhões de dólares até 2030. 

Games populares como Fortnite, Minecraft, Illuvium e Axie Infinity já estão incorporando elementos do metaverso e proporcionando uma experiência imersiva aos jogadores. Marcas como Nike, Samsung e Coca-Cola já estão utilizando o metaverso para alcançar seus consumidores. 

Não seria exagero dizer que o marketing digital está dominando o marketing tradicional; com a adição do metaverso, espera-se que o marketing digital evolua para um novo patamar, tornando-o obsoleto. 

Isso ainda deve gerar muita controvérsia, mas é importante entender as diferenças. 

Leia o artigo completo aqui


Veja também: