Com 140 km de percurso, maior corrida de revezamento em extensão da América Latina desafia 350 equipes de todas as regiões do Brasil – Fotos: Foco Radical/Eco Floripa
Florianópolis, 29 de março de 2023 – Mais de 3.600 corredores vão tomar conta de cada canto da Ilha da Magia neste sábado (1). Eles participam da 26ª edição do Revezamento Volta à Ilha. São mais de 350 equipes, de todas as regiões brasileiras, que têm como objetivo superar os 140 km do percurso que contorna a ilha da capital catarinense. O evento em Florianópolis é uma prova tradicional no calendário de corridas do Brasil e a maior corrida de revezamento em extensão da América Latina.
Tudo começa na altura do Trapiche da Beira-Mar Norte. As largadas iniciam às 4h15 deste sábado (1) e vão até às 7h30, realizadas a cada 15 minutos e conforme categoria. Equipes de elite e veteranas por idade têm 8 integrantes, as de participação contam com até 12 atletas e ainda haverão mais de 15 duplas. Em todas as categorias, os participantes se revezam ao longo dos 19 trechos que perfazem os 140 km para uma volta completa na Ilha. Os trechos têm distâncias variadas, de 4 km a 16 km, bem como diferentes dificuldades.
Do local da largada, as equipes partem no sentido Norte da Ilha. Ao alcançarem a Ponta das Canas, os atletas correm no sentido Sul até o Pântano do Sul e iniciam o retorno à Beira-Mar Norte, passando pela Costeira do Pirajubaé. As equipes passam por trechos com estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. O fluxo de veículos não será impactado com fechamento ou bloqueios. Em pontos com travessias de vias específicas haverá suporte das polícias Militar e Rodoviária.
“Desde a primeira edição, em 1996, o Revezamento Volta à Ilha acompanha o crescimento de Florianópolis sem perder sua essência. O percurso com 140 km reúne desde pontos simbólicos da cidade, como Santo Antônio de Lisboa e o Ribeirão da Ilha, e também trechos em trilhas por dunas e mata atlântica e, claro, grande parte das praias. Sempre com o objetivo principal das equipes darem uma volta completa na ilha”, afirma Carlos Roberto Duarte, realizador e diretor-geral do Revezamento Volta à Ilha.
Das 350 equipes participantes nesta 26ª edição, a maioria é catarinense. Pouco mais de 35% delas são de Santa Catarina. O segundo estado em origem das equipes é São Paulo, que corresponde a quase 25% do total. A equipe que fez o maior deslocamento para participar do Revezamento Volta à Ilha 2023 é a Sem Limites, de Palmas, no estado de Tocantins, na Região Norte.
Programação oficial
A programação da 26ª edição do Revezamento Volta à Ilha começa dois dias antes da largada. A partir de quinta-feira (30), os coordenadores de equipe fazem a retirada dos kits do seu grupo. A entrega de kit é no Majestic Palace Hotel, a alguns metros do local da largada. A retirada acontece das 10h às 21h na quinta e também na sexta-feira (31), no mesmo horário. Como é tradição a cada ano, os grandes pilares na entrada ao hotel na Beira-Mar Norte estarão adesivados com fotos de atletas em edições anteriores.
Sobre a Eco Floripa
A Eco Floripa Eventos Esportivos nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Organiza eventos de corrida há 28 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades catarinenses.
Além do Revezamento Volta à Ilha, em Florianópolis, para este ano estão confirmados mais dois eventos. O Desafrio Urubici está com inscrições abertas, disponíveis a partir do site da Eco Floripa Eventos Esportivos. As corridas de 52 km, 25 km e 10 km na Serra Catarinense serão realizadas em 24 de junho. Ainda este ano acontece mais uma edição do Revezamento Volta de São Francisco do Sul, com 90 km pela ilha da cidade histórica de Santa Catarina, no dia 16 de setembro.