Personagem criado pelo ator Geraldo Cunha relembra a rica cultura de base açoriana
Florianópolis celebra 350 anos nesta quinta-feira (23) e com muitas histórias para contar. A partir da rica cultura de base açoriana, repleta de lendas e criaturas místicas, a contação desse valioso legado é missão do icônico personagem Seo Maneca, criado há 34 anos pelo ator Geraldo Cunha e que retrata o típico manezinho de “Forianópix”. “Eu sou apaixonado pela cultura local e sempre estudei a respeito. E o Seo Maneca, por meio da narração de histórias e do teatro, tem a missão de ajudar a relembrar essas tradições”, diz Geraldo.
Muitas curiosidades fazem parte do repertório do carismático Seo Maneca nas apresentações que realiza em escolas, eventos empresariais e passeios guiados. Uma das perguntas que ele escuta com frequência é sobre o “Boi de Mamão”, dança folclórica mais famosa de Florianópolis. “O primeiro nome foi “Boi de Pano”, que é a junção da cultura de origem açoriana com a tradição de brincar com um “boi-boneco”. Da tradição de base açoriana vem a cantoria e a religiosidade, já que a história trazida na brincadeira é uma alegoria à ressurreição de Cristo. Então, o “Boi de Mamão” é um exemplo de simbiose cultural”, explica.
Em suas divertidas apresentações como Seo Maneca, Geraldo prende a atenção do público do início ao fim ao mesclar as curiosidades das histórias locais com o jeito cativante do “quirido” personagem. “Para mim é uma honra relembrar o rico legado cultural de base açoriana por meio do meu trabalho. Os meus parabéns pelos 350 anos de Florianópolis e que possamos valorizar as nossas tradições nos anos vindouros”, espera.