A revitalização e o investimento em equipamentos para esta área de alta complexidade representam um marco na história da cardiologia do hospital
No mês em que iniciaram as comemorações dos 350 anos de Florianópolis, o Imperial Hospital de Caridade (IHC) lançou a nova sala de Hemodinâmica, com a modernização do Centro Cardiológico Avançado. A revitalização e o investimento em equipamentos para esta área de alta complexidade representam um marco na história da cardiologia do hospital. O evento foi realizado no IHC, na última terça-feira, 7 de março.
A cardiologia é hoje uma das especialidades médicas mais significativas para Florianópolis dentro do IHC, e retomar uma atividade tão importante quanto a Hemodinâmica é imprescindível para a segurança dos pacientes e da sociedade catarinense.
Participaram do evento o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a secretária municipal de saúde, Cristina Pires Pauluci, a coordenadora de projetos especiais e relações com a sociedade civil, Zena Becker e o CEO do grupo Hospital Care, Fernando Machado, e o diretor e presidente do HUB Florianópolis, Dr. Sérgio Marcondes Brincas, além de médicos da Grande Florianópolis, cardiologistas clínicos, médicos cirurgiões, cirurgiões cardiovasculares e hemodinamicistas.
“Em toda a sua história, a cardiologia do Imperial Hospital de Caridade soma incontáveis momentos marcantes, que se fôssemos listar, não haveria agenda suficiente. Mas, cabe lembrar a participação da cardiologia clínica, atualmente um braço forte na instituição, a cirurgia cardíaca, que teve, talvez, o seu ápice em 2008, quando foi realizado o único transplante cardíaco em Florianópolis, e a história da própria hemodinâmica desde o seu início”, afirma o diretor e presidente do Grupo Baía Sul, Dr. Sérgio Marcondes Brincas.
Em 2015, também houve a inauguração do Bloco de Alta Complexidade, com um novo Centro Cirúrgico e, principalmente, a UTI Coronariana.
“O resgate do IHC como um hospital atual e forte, é um sinônimo do padrão de saúde que caracteriza a medicina de Florianópolis e da história do ensino médico de Santa Catarina. Agora, com a inauguração da nova sala de hemodinâmica, estamos escrevendo mais um capítulo importante para a história da cardiologia”, completa Dr. Sérgio Marcondes Brincas.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, elogiou o trabalho realizado no IHC. “Que continue esse trabalho bonito que tem sido realizado, porque quando a gente vem aqui, vemos um hospital de quase 250 sendo revitalizado e com a criação de novas opções de saúde para a cidade. Temos um povo que olha pro Imperial Hospital de Caridade e tem nele a segurança da sua saúde, do seu futuro e da sua família, e sempre teve. É muita história, uma história de sucesso, e desejo que continuem transformando ainda mais a instituição, com equipamentos e excelência que Florianópolis espera e merece”, concluiu.
Os médicos que ajudaram a constituir o serviço e tornar a cardiologia uma referência histórica para Florianópolis e para o Estado de Santa Catarina foram homenageados no evento, e os primeiros a visitar a nova sala, os cirurgiões cardíacos, Dr. Frederico Di Giovanni, Dr. Djalma Luiz Faraco, Dr. Everton Luz Varella; Dr. Mário Mussi e Dr. Odi Jose Oleiniscki, cardiologistas referências na cidade e que por anos contribuíram para o avanço da cardiologia no IHC; Dr. Francisco Carlos Heinzen, Dr. Artur Luis Wallbach Barreto e Dr. Marcos Flavio Moellmann Ribeiro, cardiologistas e fundadores do primeiro serviço de Hemodinâmica do Imperial Hospital de Caridade, e Dr. Daniel Mello, atual chefe do serviço de cardiologia clínica do IHC.