A Câmara Municipal de Florianópolis celebrou de forma diferente o Dia Internacional da Mulher.
A sessão ordinária desta quarta-feira (08), foi presidida pela vereadora Manu Vieira (Novo), segunda vice-presidente da Casa Legislativa que destacou a importância e também relevância do ato.
“Creio que é uma conquista que reflete muito bem o nosso mandato que está sendo histórico já, com 6 vereadoras, algo que não tinha acontecido ainda na Câmara. Eu sou a segunda mulher a presidir uma sessão, então acredito que a partir desses exemplos, as pessoas que nos veem na TV, principalmente aquelas meninas, começam a olhar e pensar : “O que você quer ser quando crescer?”, e eu te digo que você pode ser uma vereadora, pois a referência está criada. Então é muito importante dar voz e imagem às possibilidades das mulheres”, finalizou.
A primeira mulher a ser presidente na Câmara Municipal, vereadora Pri Fernandes (Podemos), também fez parte do ato, participando da formação da mesa diretora desta tarde e em sua fala destaca a grande representatividade que este ato trouxe.
“A gente chegou onde chegou com muita luta, mas agora começamos a colher os frutos disso tudo. Somos em 6 mulheres dentro da Câmara e hoje estamos aqui fazendo no dia da mulher um ato de representatividade das mulheres ocupando a mesa diretora, e que isso sirva de exemplo para que mais mulheres venham a luta conosco, pois só vamos conseguir mudar o sistema e transformar a realidade de nós mulheres quando estivermos dentro da política atuando por nós mesmas”, destacou a vereadora.
Para todas as mulheres, este é um dia de luta e também de relembrar inúmeras conquistas.
“O dia 8 de março é produto da luta das mulheres, das várias mulheres pelo mundo afora, e essas vitórias que comemoramos são produto da luta delas. Inclusive a vitória de construir, dentro da medida do possível, uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária e fazer com que os companheiros homens compreendam de fato a importância de que a gente construa essa sociedade menos desigual”, pontuou a vereadora Carla Ayres (PT), que também compôs a mesa diretora de hoje.
Créditos Fotos: Édio Hélio Ramos/CMF