Com o Campeonato Catarinense de futebol se aproximando de sua reta final, a principal constatação da temporada é a de que Avaí e Figueirense, outrora duas das principais equipes do futebol catarinense perderam o protagonismo de anos anteriores. A situação é pior para o Figueirense, que atualmente ocupa a sétima posição, somente uma acima do último classificado para a fase final do torneio. Já o Avaí, embora não esteja na liderança e tenha uma diferença de 5 pontos para baixo em relação ao primeiro colocado, ocupa uma honrosa terceira posição e já está garantido na fase final do torneio.
A principal surpresa do campeonato tem sido a equipe do Hercílio Luz que lidera a competição no momento. A Chapecoense, vem em seguida, no segundo lugar, 2 pontos abaixo do líder.
Antes do início da competição, era possível observar em Sites de Apostas Confiável e Legal que o favoritismo para conquistar a competição era atribuído a equipes tradicionais como Avaí, Criciúma e Chapecoense. Entretanto, o time do Hercílio Luz tem desbancado esse favoritismo e surgido como azarão da competição trazendo excelentes números. Até o momento foram 6 vitórias, 3 empates e uma única derrota. Na última rodada do primeiro turno da competição a equipe do Hercílio enfrentará o Camboriú, que luta contra o rebaixamento. Por outro lado, o Camboriú apesar da má fase no Catarinense conseguiu pela primeira vez algum destaque no cenário nacional ao disputar a Copa do Brasil. Tendo derrotado o Manaus na primeira fase da competição, agora enfrenta o Bahia pela segunda fase.
O Figueirense para se garantir na fase final do estadual sem depender de outros terá pela frente uma partida difícil contra o Brusque, fora de casa. Uma vitória trará tranquilidade a equipe para se classificar pois ainda que os adversários também vençam seus jogos o Figueirense se sai melhor nos critérios de desempate.
De qualquer forma a certeza é de muita emoção para a última rodada da primeira fase do Campeonato Estadual de Santa Catarina que será disputada no próximo final de semana. Após a definição dos classificados, as fases seguintes serão disputadas em dois jogos entre as equipes dependendo de sua classificação final na primeira fase. Pelas quartas de final, o líder enfrentará o oitavo colocado, o segundo enfrentará o sétimo, o terceiro enfrentará o sexto colocado, enquanto o quarto colocado enfrentará a equipe que terminar na quinta posição.
A artilharia da competição no momento está bastante disputada, com o centroavante Waguininho do Avaí na liderança com 5 gols. Em seguida, empatados com 4 gols, estão Fabinho do Criciúma, Maxwell, da Chapecoense, Olávio do Brusque e Calyson do Camboriú. Com 3 gols, a fila é grande e reúne 8 jogadores, entre eles Anderson Ligeiro, do líder Hercílio Luz, Pedro Rodrigues e Roberson do Joinville e Nicolas do Figueirense.
Com o final da competição previsto para o mês de abril, as atenções das equipes catarinenses se voltarão para o Brasileirão. Dessa vez, sem nenhuma delas na Série A. Avaí, Chapecoense e Criciúma disputarão a série B. O Figueirense por sua vez jogará a Série C junto com o Brusque, enquanto o líder Hercílio Luz, Camboriú e Concórdia disputarão a Série D.
Até lá resta ao torcedor catarinense torcer para que seu respectivo time se sagre campeão estadual em 2023.