Depois da coletiva acontece ensaio geral do espetáculo Grandes Performances, que será realizado no sábado em Florianópolis
A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) concede entrevista coletiva nesta sexta-feira, 24, às 9:30h, no teatro do CIC, em Florianópolis, para lançar a temporada comemorativa de seus 30 anos de fundação. A coletiva será seguida por ensaio geral para o espetáculo Grandes Performances, que acontece no sábado, 25, às 20h, também no teatro do CIC. A entrevista receberá jornalistas presencialmente, especialmente para os órgãos interessados em gravar imagens do ensaio da Orquestra, e também será transmitida pelo Instagram @ossca_nossa_sinfonica.
Ensaio com plateia especial
Durante a coletiva, o maestro José Nilo Valle, diretor artístico e regente da OSSCA, e o presidente da orquestra, André Almeida, falam do que será apresentado no sábado e também da programação dos 30 anos, que tem calendário para o primeiro semestre, com outros três shows em tributos a grande nomes do rock mundial. Ainda será lançada oficialmente a logomarca dos 30 anos, criada pelo artista gráfico Ayrton Cruz.
No ensaio que segue a coletiva, a Orquestra vai se apresentar para uma plateia especial: alunos da pré-escola da rede municipal de ensino de Florianópolis. A performance vai contar com tradução em libras, já que o ensaio será acompanhado também por crianças e um professor surdos.
Inovação no concerto de abertura
O espetáculo Grandes Performances, que acontece no dia 25, em Florianópolis, está com ingressos à venda em www.ossca.com.br ou pela plataforma Sympla. O concerto, que começa às 20h, marcará a abertura da temporada dos 30 anos quebrando os padrões usuais adotados por orquestras do mundo todo.
Como inovação, a OSSCA vai oferecer ao público, no primeiro bloco, toda a sua potencialidade técnica na interpretação de obras eruditas do repertório sinfônico. O segundo momento terá um caráter mais lúdico, onde a plateia poderá interagir com a Orquestra, através de acompanhamento com palmas de alguns dos clássicos mais populares da música universal, como Strauss, Brahms, Bizet e Offenbach. Na segunda parte serão realizadas ainda homenagens a músicos que fazem parte da história da OSSCA.
30 anos com tributo ao rock mundial
As comemorações dos 30 anos da OSSCA seguem no dia 18 de março com o Especial Sinfônico Pink Floyd. Em abril o homenageado será Elvis Presley e em junho é a vez de dar arranjos especiais aos maiores sucessos da banda Iron Maiden. Tudo acontece no teatro do CIC e os detalhes serão divulgados durante a coletiva de sexta-feira.
Uma novidade lançada pela OSSCA em seus 30 anos é a possibilidade de seus fãs se tornarem assinantes. O assinante terá acesso livre aos quatro espetáculos programados, escolha do lugar no teatro, acesso ao camarim para fotos com maestro e músicos, além de experiências, brindes e descontos exclusivos. Para saber mais é só clicar em https://www.ossca.com.br/agenda.
O primeiro concerto da OSSCA aconteceu em 25 de novembro de 1993, no palco que agora recebe sua temporada de 30 anos. Há três décadas o maestro José Nilo Valle aceitou o desafio do governo do Estado de criar uma orquestra com o nome de Santa Catarina. Em 2013, a sinfônica catarinense foi reconhecida na Constituição estadual como organismo de interesse máximo da cultura musical.
Ao longo dos seus 30 anos, a OSSCA tem inspirado o aparecimento de diversos grupos de câmara, cameratas e orquestras. “Foi pioneira na criação de temporadas regulares, na qualificação de grande número de músicos e artistas, tudo isso estimulou o surgimento de outras instituições”, relata André Almeida. Toda essa bela história também será abordada na coletiva marcada para acontecer a partir das 9:30h de sexta-feira.
Serviço
- O que: entrevista coletiva e ensaio geral da OSSCA
- Quando: sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir da 9:30h
- Onde: em Florianópolis, no teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), com transmissão on-line pelo Instagram @ossca_nossa_sinfonica
Fotos: Cristina Gallo