Exposição ao ar livre com esculturas de onças busca despertar a atenção do público para a causa ambiental. Edição Florianópolis está marcada para iniciar no final de março de 2023
Com o objetivo de arrecadar fundos e conscientizar a sociedade sobre a necessidade urgente de conservar as onças-pintadas e seu habitat, a Artery, liderada pelos co-founders, Giovane Pasa e Carol Barreto, traz para Florianópolis (SC) a Jaguar Parade, uma exposição com dezenas de esculturas da espécie, customizadas por artistas e celebridades, que serão exibidas em espaços de grande movimentação. A Jaguar Parade chega a Santa Catarina em março de 2023 após sucesso estrondoso da edição de Nova York, realizada no verão norte-americano.
A ideia é despertar a atenção do público para a causa ambiental, alcançando milhões de pessoas de uma forma única. “Nosso objetivo é conscientizar e angariar fundos para proteção ao meio ambiente. Queremos que as pessoas entendam a necessidade de cuidar de nossas florestas e das onças, que sofrem grande risco de extinção”, afirma Giovane Pasa, CEO da Artery “Atualmente estamos no processo da busca por patrocínios, busca de empresas interessadas nas causas ambientais para poder colocar nas ruas o maior número de onças-pintadas e coloridas possível”, fala ele
A primeira Jaguar Parade aconteceu em São Paulo, em 2019, e foi considerada a maior exposição de arte ao ar livre da história da cidade. Já a última edição aconteceu em Nova York, neste ano. Por lá, foram 40 esculturas exibidas nos locais mais icônicos, como Times Square, Central Park, World Trade Center e durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Todas as edições da Jaguar Parade seguem a mesma linha do tempo: as esculturas de onças são customizadas livremente por artistas; depois são expostas e, ao final do período de de exposição, as esculturas são leiloadas e 100% da receita líquida é doado para projetos de conservação da onça-pintada.
A Jaguar Parade tem o patrocínio master da ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).
Causa sócio-ambiental é o propósito da Artery
“Desde 2011, somos referência na realização de projetos de arte urbana ligados às causas nas quais acreditamos. Organizamos edições de sucesso das Parades mais famosas, como a Cow Parade Santa Catarina e a Elephant Parade em diversas cidades do Brasil. A Jaguar Parade é um dos nossos projetos autorais. Promovemos causas e marcas e queremos surpreender pelo que pode ser trazido à vida, pelo novo olhar ao que já passou despercebido”, comentou Giovane.
“A arte é uma maneira de impactar e contar a história de uma forma mais bela, até um pouco mais lúdica. Conseguimos aprofundar a comunicação, chamando uma maior atenção e tocando o coração de quem vê as esculturas. Cada uma de nossas esculturas tem uma história, uma forma de se comunicar diferente e isso abre espaço para públicos diferentes se interessarem pela causa. Tem coisas que não podem ser apenas ditas, precisam ser sentidas e este é um dos papéis da arte”, disse Carolina Barreto.
Sobre a onça-pintada
Maior felino das Américas, a onça-pintada está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.
Pelo fato de estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, as crescentes alterações ambientais como o desmatamento, caça ilegal e poluição são as principais causas da severa diminuição da sua população.
Empresas interessadas em patrocinar a Jaguar Parade Florianópolis devem entrar em contato pelo email roar@jaguarparade.com ou pelo telefone 48 98408 4242.